About Me

A minha foto
Nelson
Sou um apaixonado por estes seres, costumo ate dizer,que são os meus bebes...Mas a paixão comecou por causa do meu pai,quando eu era mais novo levou-me a uma exposicão de pássaros e foi ai que conheci os Glosters de tantos pássaros que estavam lá eu só tive olhos para eles...O meu Pai nessa altura comprou uns passarinhos outros um amigo nosso que se chama Celso nos ofereceu e foi assim que comecei a criar...Em 2001 desisti por motivos pessoais mas a paixão e tanta que depois de 9 anos sem criar tive de voltar...e aqui estou eu comecei o ano passado e estou super contente,com os meus bebes...Espero que gostem do blog...
Ver o meu perfil completo
Com tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PostHeaderIcon Os Sais Minerais e sua Importância

OS SAIS MINERAIS E SUA IMPORTÂNCIA

Na alimentação das aves os minerais são elementos de primordial importância, colocando-se na mesma categoria que as vitaminas.

São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal e sua importância pode ser avaliada pelo fato de que a carência de um único elemento pode ocasionar a morte das aves, em espaço de tempo maior ou menor, quando as reservas do seu organismo estiverem esgotadas.

A nutrição normal da ave requer os seguintes componentes minerais: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro cobre, manganês, iodo, zinco, silício e cobalto.

Praticamente todos os minerais são eliminados pela urina ou pelas fezes, portanto é necessária uma reposição constante.

Deve-se evitar o uso excessivo de compostos minerais nas misturas, bem como o uso indiscriminado, que pode tornar as misturas menos palatáveis, mais laxativas, menos assimiláveis e diminuir seu valor energético ao ocupar o lugar de outro nutriente valioso.

Não se deve colocar na ração um teor muito elevado de ferro, cobalto, manganês ou até de cálcio. Sabendo-se de antemão que este excesso não será aproveitado e que a ração não será melhorada, é recomendável colocar nas rações uma quantidade menor do que as necessidades normais.

Cálcio e fósforo.

O cálcio e o fósforo são considerados em conjunto, pois estão estreitamente relacionados no metabolismo, principalmente na formação dos ossos.

Nas aves em crescimento a maior parte de cálcio é utilizada na formação óssea, enquanto nas aves adultas é empregado na casca do ovo.

O cálcio é essencial ainda para o mecanismo da coagulação do sangue, para a manutenção do equilíbrio ácido-básico, para os batimentos cardíacos, junto com o sódio e o potássio. Além do papel que desempenha na formação óssea, o fósforo tem importantes funções no metabolismo de hidratos de carbono e das gorduras e entra nos componentes de todas as células vivas. Com freqüência e cálcio e o fósforo são associados à vitamina D porque esta auxilia a assimilação e a fixação destes dois minerais.

Para que o cálcio e o fósforo sejam bem assimilados é necessário que suas proporções apresentem uma certa relação. Para aves a quantidade de cálcio deve ser um pouco mais alta do que a do fósforo.

Potássio.

O potássio é um mineral essencial como constituinte normal da célula animal, particularmente dos músculos.

A sua falta ocasiona lesões cardíacas e renais. Ao lado do cálcio e do manganês, o potássio auxilia a manutenção do equilíbrio ácido-básico do organismo.

Enxofre.

O enxofre é um componente de dois aminoácidos: cistina e metionina e também de duas vitaminas: tiamina e biotina. Seu uso não sendo bem dosado promove o aparecimento de um tipo de raquitismo.

Sódio e Cloro.

O sal comum ou cloreto de sódio não á apenas um condimento que estimula o apetite e as secreções é também um nutriente necessário a quase todos os tecidos. Tem por função regular a passagem dos alimentos de uma célula a outra e manter o equilíbrio ácido-básico e metabolismo da água.

O cloro é encontrado no sangue e em outros tecidos, sendo armazenado na pele e nos tecidos subcutâneos. Desempenha importante papel nos processos digestivos, pois a partir do cloro que o ácido clorídrico do suco gástrico é elaborado.

O sódio representa 93% das bases do sangue. Sua falta diminui o apetite além de reduzir o aproveitamento da energia e da proteína da alimentação. Favorece o aparecimento do canibalismo.

O cloro tem um papel antagônico ao do potássio e por isso ambos devem estar presentes em quantidades bem equilibradas.

Magnésio.

Sua função é muito importante, pois é elemento constituinte das células do corpo, mais precisamente das células ósseas. Uma quantidade excessiva de magnésio pode interferir na absorção de cálcio determinando o aparecimento de sintomas de deficiência (raquitismo e ovos de casca fina).

Recomenda-se por este motivo o uso de calcário (casca de ovo misturado com areia).

Ferro.

Também é um mineral dos mais importantes. Juntamente com o cobalto e o cobre participa da formação da hemoglobina do sangue. Armazena-se principalmente no fígado. Sua carência produz anemia.

Praticamente todos os suplementos contêm ferro, contudo estes teores podem ser insuficientes, tornando necessário a sua adição sob forma de sulfato ou carbonato de ferro.

Cobre.

O cobre acompanha o ferro, pois a assimilação deste depende da presença de uma pequena quantidade de cobre.

Como cobre também participa da composição da hemoglobina, favorece a incorporação do ferro. A carência de cobre provoca anemia.

Manganês.

A função do manganês no organismo está estreitamente relacionada com o metabolismo do cálcio e do fósforo sendo, portanto muito importante sua intervenção no processo de ossidificação.

O uso do manganês bem balanceado favorece os embriões, tornando-os fortes e com condições suficientes para saírem do ovo com facilidade.

É necessário acrescentar manganês à ração, o que é feito pela adição de carbonato ou óxido de manganês.

Iodo.

Iodo é necessário para o funcionamento normal de uma importante glândula de secreção interna, a tiróide.

Suas secreções afetam o metabolismo, intensificando-o ou reduzindo-o, o que influencia o crescimento. Além disso, o hormônio tireoidiano atua diretamente sobre o ovário e o testículo.

Zinco.

O zinco faz parte de uma enzima respiratória existente nos glóbulos vermelhos.

Silício.

O silício é um componente das penas das aves, dando-lhes a necessária rigidez.

Cobalto.

O cobalto é outro elemento importante na formação da hemoglobina. O cobalto participa ainda na formação da vitamina B12. Admite-se que nos intestinos das aves haja uma síntese de vitamina B12.

Podemos verificar que as necessidades que as aves tem de elementos minerais são bastante complexas. Existe uma série de relações estreitas entre vários elementos que dependem uns dos outros, ou seja, a necessidade de um elemento depende, em grande parte, do nível de outros elementos.

Baseando-se no que foi exposto sobre vitaminas e sais minerais na alimentação para canários, sentimo-nos com o desejo de fornecer uma alimentação que se aproxima das exigências por nós pretendidas.

Alimentação de Sementes.

- 800 gramas de alpiste.

- 100 gramas de aveia.

- 100 gramas de colza.

- As demais sementes achamos desnecessárias.

Farinhada.

- 1 kg de farinha de rosca (grossa).

- 1 Kg de milharina (milho pré-cozido).

- 2 colheres de sopa de casca de ovo (triturada).

- 2 colheres de sopa de erva dose (grãos).

- 2 colheres de sopa de Gevral (sabor baunilha).

- 2 colheres de sopa de Dextrosol (açúcar de milho).

- 2 colheres de chá de acetil metionina DL.

- 2 colheres de chá de citrato de colina.

- 2 colheres de chá de sal decozinha.

- 200 gramas de niger.

Óleos. (devem ser misturados).

100ml de óleo de fígado de bacalhau ou 170ml de Emulsão de Scott.

10ml de vitamina E pura (óleo).

10ml de aderogil (vitamina D + A).

Obs.- Usando Emulsão de Scott, o Aderogil deve ser eliminado.

Como usar a farinhada com a mistura de óleos.

- 3 colheres de sobremesa de farinhada para cada ovo cozido (clara + gema).

- 1 colher de café de óleos para cada 10 canários.

- Verdura (escarola) 3 vezes por semana (na criação, diariamente).

Artigo escrito por Renato Polibbossian

0 comentários:

Enviar um comentário

Blog Archive

Contador


Mensagens populares

Seguidores

Mensagens populares